10 dicas para se adaptar – e adaptar a sua empresa – ao eSocial

13 de junho de 2018 Journal 0 Comments
CapaHeader

10 dicas para se adaptar – e adaptar a sua empresa – ao eSocial

O eSocial é um projeto que faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED) que pretende unificar a entrega de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma. Com o objetivo de simplificar esse processo, o documento substituirá a RAIS, DIRF, CAGED e SERIF e demais obrigações que, atualmente, são parte do trabalho do Departamento Pessoal, RH e Segurança do Trabalho.

Essa ferramenta foi instituída em 2014 com o objetivo de consolidar bancos de dados e processos do Ministério do Trabalho e Emprego, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal. O eSocial também pretende revolucionar a forma que as empresas repassam as informações relacionadas ao vínculo trabalhista e à vida laboral de seus colaboradores, terceirizados e demais pessoas em condições análogas.

Veja agora algumas dicas para gestores de RH na adaptação a esse novo modelo de trabalho.

1. É preciso envolver as pessoas. Líderes e colaboradores devem estar na relação de pessoas selecionadas para participar de cursos e treinamentos, pois, uma vez implementado, o eSocial deixa de ser tarefa única e exclusiva do RH e passa a ser também das lideranças de todos os setores, como contabilidade, financeiro, operação, comercial e TI.
2. Por não terem um exímio conhecimento da legislação, geralmente são as lideranças que fogem do contexto das leis e normas. Por isso, a participação deles na implantação do eSocial é fundamental. Mas pegue pra você, gestor de RH, o papel principal de garantir que as regras sejam cumpridas.
3. Entenda: o eSocial vai impactar nos lucros. Por ter um papel fiscalizador que gera multas automaticamente, é preciso estar ciente disso, pois não se adaptar a ele pode trazer custos imensos para a empresa, o que, com certeza, impactará no desempenho da mesma.
4. As multas não mudam, o que muda é a forma como a fiscalização vai ser feita. Com um sistema criado para evitar fraudes, o processo será muito mais eficiente, aumentando a arrecadação do Governo Federal.
5. Não deixe para a última hora e nem atrase. Sempre que puder se antecipe na hora de enviar informações ao eSocial.
6. Se julgar necessário, consulte alguns especialistas para se adaptar ao eSocial e lembre-se, nunca é tarde para se adequar, modernizar o processo e o mais importante, estar dentro da lei.
7. Grande parte das multas de valores altos estão previstas de acordo com o não cumprimento de normas da área de saúde e segurança do trabalho. Por isso se atente a avaliação de riscos e exames ocupacionais, como admissão, periódicos, retorno ao trabalho, demissão e outros. Treinamentos para funções de que representam risco a integridade física também não devem ficar de lado. Sempre verifique se sua empresa está cumprindo com essas exigências.
8. Ao começar a implementação do eSocial, não deixe os funcionários de lado, além de treinamentos com as lideranças, faça palestras sobre ele com todos os colaboradores da empresa, pois eles também precisarão entender o que deverão cumprir regras, horários e prazos.

9. Sabemos que toda mudança gera resistência e algumas dificuldades pelo caminho, mas não desanime. Se tudo estiver sendo cumprido dentro da lei, o eSocial protegerá a empresa e os colaboradores no futuro.
10. Nunca se esqueça de cumprir os prazos para envio de dados e informações.

Agora que você está por dentro, que tal começar a implementação do eSocial na sua empresa. Se você não for gestor ou líder, não tem problema, pode informar o departamento responsável da sua empresa, muitas vezes ficamos tão cheios de trabalho que acabamos por esquecer esse tipo de coisa. Depois comenta aqui no blog o que está achando, o que mudou. Se a sua empresa já implantou o recurso, conte também como isso impactou no dia a dia do trabalho.

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/10-dicas-para-se-adaptar-e-adaptar-a-sua-empresa-ao-esocial">
Pinterest
 
ASSINE NOSSA NEWSLETTER



LEIA TAMBÉM:
ANÚNCIOS:
Outono 2018BariMiniXSLioness