4 dicas valiosas para quem quer ser notado na empresa

Ser notado no ambiente de trabalho nem sempre é tarefa fácil, principalmente se você trabalha em grandes corporações que, como a maioria delas, naturalmente vivem correndo contra o tempo para entregar todas as tarefas em dia. Porém, as empresas de pequeno e médio porte também não ficam atrás, muito disso relacionado ao mesmo problema das grandes empresas: excesso de trabalho e falta de tempo para colocar tudo em prática.

Isso não quer dizer que os seus gestores não estão notando quem realmente coloca a mão na massa, arregaça as mangas em prol do bem comum, veste a camisa da empresa para fazer acontecer ou está disposto a dar tudo de si enquanto estiver no escritório, tanto no período diário, quanto em toda a jornada em que fizer parte de uma empresa.

Existem alguns quesitos a serem levados em consideração se quiser se destacar na empresa e eles vão além de somente trabalhar naquilo que lhe é incumbido como tarefa do seu dia a dia. Ir além sempre é uma boa saída, mas cuidado para não parecer presunçoso. Muitas pessoas, na ânsia de serem notadas, acabam dando a entender que fariam de tudo para subir, inclusive puxar o tapete dos outros, usar uma pessoa como degrau ou difamar outras em benefício próprio. Assim como o esforço para se mostrar, essas atitudes negativas também são notadas e podem surtir efeito contrário.

Separamos quatro dicas interessantes e valiosas para você seguir e ter mais atenção da equipe quando estiver pleiteando novos desafios. Siga-as e eleve o profissional incrível que há em você.

1. Saia da zona de conforto

Pode até parecer demagogia, papo diário na rotina de uma empresa, mas sair da zona de conforto é realmente muito importante e, naturalmente, muitas pessoas falham na tentativa de colocar isso em prática, pois isso não é tarefa tão simples quanto parece. Ninguém que está na zona de conforto é notado. Se você é aquela pessoa que entra no trabalho de manhã, faz o que lhe é direcionado e vai embora no fim do dia, você faz parte do time que não se preocupa em ser peça importante.

Se quiser entrar para o time de pessoas que realmente fazem a diferença na empresa, é preciso mudar de comportamento e rever alguns conceitos. Os profissionais mais audaciosos e ousados hoje em dia, estão em busca de novos desafios, agregando valor para as empresas e suas carreiras. Não pode haver medo de errar, é melhor tentar, falhar e aprender com o erro do que se manter no “arroz com feijão” por medo de errar. Essa atitude é praticamente equiparada ao ato de desistir antes mesmo de colocar em prática.

2. Demonstre proatividade

Seja mais do que proativo, esteja acessível para a equipe, antenado no que está acontecendo ao seu redor, tenha iniciativa e principalmente, aproveite bem as oportunidades que passam por você durante o seu dia de trabalho. Acredite, muitas oportunidades são perdidas diariamente pelo simples fato de não perceber que um simples comentário, por exemplo, pode ser o chamariz de uma grande ideia, que agregue no cotidiano ou em uma tarefa específica. Imponha “problemas” não solucionados para si mesmo, pois isso estimula a mente criativa para resolver várias pendências.

3. Desafie-se

Não tenha medo de enfrentar o novo, fazer algo diferente nunca é fácil, mas são esses os momentos que nos fazem crescer e evoluir como pessoa e profissional. Aquele papo de “arrisque-se, tenha atitude, você nem imagina o quanto é capaz” tem realmente muito potencial, só é preciso descobrir a hora certa de colocar tudo isso em prática. Controle seus medos e aceite os desafios que a vida lhe proporciona, só assim você terá novos e bons resultados.

4. Construa sua marca pessoal

Seja autêntico e espontâneo, ressalte os seus pontos positivos e qualidades, fazendo com que você seja lembrado sempre pelas suas boas ações profissionais, sociais e pessoais. Segundo o especialista em Personal Branding, Arthur Bender, existem 4 pilares principais para a construção de uma marca pessoal. Primeiro: “não adianta ser bom, tem que parecer bom”, 2: “seja diferente”, pois as pessoas, naturalmente costumam se juntar a grupos semelhantes, mas é necessário se destacar. Terceiro: sua marca deve ter “relevância”, expor o seu diferencial e o habilite para vaga ou função desejada. E por último, sua marca tem que ser “percebida”, transmitindo coerência com suas atitudes.

Para ser realmente notado é preciso expor uma capacidade maior em criar novas relações e soluções de problemas, melhorando as relações existentes com o mercado de trabalho e a sociedade em si. Estar antenado em tudo o que acontece dentro e fora do seu ambiente corporativo é essencial para demonstrar interesse em se destacar. Ao longo dos anos, será possível criar uma capacidade para identificar as oportunidades com muito mais facilidade, criar estratégias certeiras, obter maior credibilidade e influenciar positivamente aqueles que o cercam.

Siga essas dicas e, com certeza, já estará à frente de muitas pessoas que ainda não entenderam a necessidade de mudar o comportamento para conseguir novos frutos e conquistas dentro de uma corporação ou, até mesmo, na vida como um todo.

“Estude enquanto eles dormem, trabalhe enquanto eles se divertem, lute enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

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