6 profissões diferentonas que serão indispensáveis no futuro

6 profissões diferentonas que serão indispensáveis no futuro

Não é novidade que, com os avanços da ciência e tecnologia, algumas profissões já estão ficando para trás, o que fará com que muitas pessoas percam seus empregos para robôs. Isso mesmo.

Mas, por outro lado, muitas novas carreiras deverão aparecer no decorrer dos anos, já que o avanço tecnológico também abre novas oportunidades a serem exploradas.

Um levantamento realizado pela Michael Page, consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência, mostra algumas profissões um tanto quanto curiosas que serão muito procuradas num futuro bem próximo. O diretor-executivo da companhia, Ricardo Basaglia estima que a partir de 2030, haverá uma aproximação entre trabalho, tecnologia e sociedade, causando um forte impulso nas seguintes carreiras:

  1. Consultor de genona

Parece muito científica, né? E é mesmo. Dá pra acreditar que os avanços da tecnologia criarão um profissional conhecido como “arquiteto de bebês”?

Pois bem, a função desse especialista em genética será oferecer a prevenção de doenças e, inclusive, alterações físicas em seres humanos antes mesmo do nascimento. Você não leu errado.

E mais, segundo Basaglia, a busca por esse profissional poderá ser tão comum quanto as consultas com pediatras.

  1. Polícia virtual

É fato que tratados jurídicos e de cunho policial foram arquitetados para o mundo offline, ou seja, o mundo físico. Mas, com a popularização da internet e tecnologia, surge a necessidade de criar algo que combata as novas formas de violência que, aliás, já existem no mundo online.

Diante disso e da falta de justiça para crimes virtuais, o policial virtual terá como função investigar furtos, fraudes, quebra de reputações, tráfico em várias escalas, formação de quadrilha e todos os tipos de crimes que ocorrem por meio de dados e são esquematizados pela troca de informações na internet.

  1. Especialista em simplicidade

O nome parece humanizado e realmente a proposta é essa. Com um mundo de informações e tarefas diante das nossas vidas atualmente, o mercado pretende investir em profissionais capazes de simplificar processos, discursos, serviços e produtos.

O mercado financeiro já contrata profissionais para vender e comunicar serviços de consultoria e investimento de maneira mais simples, uma vez que esse assunto é relativamente burocrático e difícil. Assim, haverá uma aproximação mútua entre cliente e oferta.

  1. Consultor de longevidade

Está surpreso? Nós também. As gerações futuras viverão mais, dessa forma, será preciso aprender a lidar com a prolongação da vida sem perder saúde, alegria e produtividade.

De acordo com Basaglia, haverá uma intensa demanda por esses consultores especialistas em técnicas, projetos e serviços para tornar a terceira idade mais saudável. Ele será uma espécie de facilitador que ajudará pessoas acima de 70 anos com atividades, viagens e programas específicos. Curioso, não?

  1. Programador de entretenimento pessoal

O próprio nome também já diz e você não leu errado. Sim, esse profissional será incumbido de ajudar a escolher séries, shows, festas, restaurantes e tudo relacionado a entretenimento e lazer de que seus clientes têm mais probabilidade de gostar. Empresas como Google, Facebook e Amazon já contratam esse tipo de serviço.

Com a tecnologia, esses profissionais farão um trabalho ainda mais minucioso de mapeamento de hábitos de busca, consumo e engajamento, para que, posteriormente, possam oferecer produtos, ofertas e publicidade.

  1. Gestor de resíduos

Esse profissional será muito procurado num futuro próximo, graças a quantidade brutal de resíduos que são produzidas e despejadas de maneira imprópria na natureza.

De acordo com Basaglia, o lixo não pode mais ser encarado apenas como contenção higiênica, sendo assim, será preciso gerenciar com tecnologia de ponta e será determinante para o sucesso da vida no planeta, assim potencializando o setor criativo da reciclagem.

Essas são só algumas das muitas profissões que surgirão nos próximos anos. Algumas demorarão décadas para aparecer, outras, menos do que podemos imaginar. O que importa é saber que tudo está em constante movimento e mudança, acompanhando o desenrolar tecnológico e da ciência.

Ufa, depois disso tudo, que tal um café?

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/6-profissoes-diferentonas-que-serao-indispensaveis-no-futuro">
Pinterest
 
Tia do Café
Menu
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial