8 maneiras de reaproveitar a borra de café.

13 de dezembro de 2017 Curiosidades 0 Comments
CapaHeader

8 maneiras de reaproveitar a borra de café.

8 maneiras de reaproveitar a borra de café

 

Não há nada mais gostoso do que um cafezinho ao acordar, principalmente para ajudar a despertar e começar o dia com muito mais energia. O café está presente em muitos momentos, após as refeições, numa deliciosa tarde com os amigos, na mesa de casa com a família reunida, no trabalho para dar mais disposição e concentração para terminar aquela tarefa pendente.
O que muitos não sabem é que aquele resíduo que sobra depois do café passado pode te surpreender. Isso mesmo, o café não se resume apenas àquela bebida quentinha e cheia de sabor, o pó umedecido pode ser mais poderoso do que cada um de nós é capaz de imaginar, gerando economia devido ao princípio de reutilização e reciclagem.
A borra de café, aquela que fica no fundo do coador todas as manhãs, pode ser utilizada de inúmeras formas e para muitas finalidades, além de ser rica em antioxidante. Mas, você sabia que são produzidas cerca de 20 milhões de toneladas desses resíduos a cada ano? É claro que a maior parte disso acaba no lixo, mas muitas pessoas já encontraram formas muito eficazes de reutilizar a borra de café para o bem.
Veja abaixo algumas maneiras bem legais de reutilizar o que antes parecia apenas lixo:

1. Tirar odores e sujeiras das mãos
Quem cozinha sabe que até uma simples omelete exige muitos ingredientes e modos de preparo, como cortar e descascar cebola, alho e outros temperos com fortes odores. Todos eles acabam por permanecer nas mãos. Mas agora ficou fácil resolver esse problema: basta esfregar um pouquinho de borra de café nas mãos antes de lavá-las. Isso vai ajudar a reduzir o cheiro que o sabão não é capaz de tirar de uma vez. Além disso, o efeito abrasivo da borra ajuda a remover sujeiras mais difíceis que ficam grudadas, como graxa, óleos, cola e tinta. Basta misturar a borra com sabão em pó e esfregar nas mãos.

2. Polir móveis
A borra de café, misturada com água morna, se torna uma pasta cremosa que é muito eficaz para polir móveis de madeira escura e que estejam riscados ou sujos. Você pode utilizar borra e água morna a olho, até que forme uma pasta e, posteriormente, passar aos poucos nos móveis. Não é a solução para todos os problemas, mas vai ajudar a disfarçar.

3. Tirar odores da geladeira e outros ambientes
A borra pode ser usada para absorver os odores dos alimentos na geladeira. Basta colocar um recipiente aberto com uma colher de sopa do pó de café no refrigerador para garantir que os odores diminuirão. Um pote com borra seca é bem útil para tirar o mau cheiro dos banheiros, da geladeira, cheiro de cigarro que fica no ambiente e até do carro. Mas lembre-se de trocar a cada 10 dia para manter a ação.

4. Evitar ferrugem e mofo
Basta colocar saquinhos de borra seca espalhados pelos locais úmidos, como armários e gavetas, onde possam ocorrer ferrugem, mas troque-os semanalmente. A borra seca absorve a água excedente que causa a ferrugem e também o mau cheiro que fica nesses lugares.

5. Esfoliante natural, estimulantes e rejuvenescedores para a pele
A borra de café é abrasiva, então pode ser usada diretamente como esfoliante, misturada com água morna ou a um óleo corporal. Mas se você também quiser aproveitar os efeitos estimulantes e rejuvenescedores da cafeína, também pode preparar uma máscara para obter esses efeitos. Grandes fabricantes de cosméticos já produzem cremes com cafeína para clarear a pele, tirar manchas, ativar a circulação e a regeneração celular. Você pode obter tudo isso com uma receita muito fácil:
– 2 colheres de sopa de borra de café;
– 1 clara de ovo batida em neve;
– 1 ou 2 gotas de óleo de gerânio (Se não tiver o óleo de gerânio em mãos use o óleo de amêndoas).
Misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Antes do banho, aplique-a no rosto, mas com cuidado para não esfregar a região em volta dos olhos. Faça movimentos circulares e procure não utilizar muita força para não arranhar a pele. O café pode amenizar as olheiras, por isso aplique esta máscara com muito cuidado nesta região ou, do contrário, poderá adquirir rugas pela quebra das células em volta dos olhos.
Deixe que a máscara aja por 10 minutos no seu rosto, ou, enquanto toma banho. Após este período, retire a mistura com água em temperatura ambiente. Seque o rosto com cuidado, e aplique o creme de costume.
FONTE: Guia da Beleza

6. Para reduzir celulites
Café pode ser usado para combater aquilo que afeta muitas mulheres ao redor do mundo: celulites. Misture a borra de café com água morna até formar uma pasta. Em seguida massageie a região afetada pela celulite durante dez minutos. Repita o processo duas vezes por semana. Os resultados devem começar a aparecer dentro de quatro semanas de tratamento contínuo.

7. Fertilizante para plantas
Misture 100g de borra de café em um litro de água e aplique sobre o solo. Além de levar nutrientes que deixarão suas plantas mais lindas e fortes, o café tem um efeito repelente para pragas como larvas, formigas, lesmas, caracóis e até alguns micro-organismos. Para melhorar o efeito, borrife um pouco da substância ao redor das raízes das plantas.
Não é recomendável colocar muita borra de café diretamente no solo, pois embora seja rica em nitrogênio, seu processo de decomposição pode consumir nitrogênio, perdendo o efeito fertilizante. Para o uso em maior quantidade, recomenda-se preparar uma mistura de compostagem, com outros materiais orgânicos ricos em nitrogênio, e deixar fermentar por 60 dias antes de misturá-la ao solo. Se quiser se aprofundar nisso, pesquise por “técnicas de compostagem”.

8. Ajuda no combate à dengue
Tem vasos ou bromélias no seu jardim? Basta jogar a borra do café misturada com a areia e colocar nos pratos do vaso ou jogar dentro das bromélias, o café é um repelente natural, e ajuda a espantar os mosquitos.

Viu só, são tantos benefícios que nem imaginávamos. Agora não tem desculpa para descartar tudo no lixo. E aí, que tal passar um cafezinho?

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/8-maneiras-de-reaproveitar-a-borra-de-cafe">
Pinterest
 
ASSINE NOSSA NEWSLETTER



LEIA TAMBÉM:
ANÚNCIOS:
Outono 2018BariMiniXSLioness