Ajude a combater o estresse com 4 letras: Café.

Ajude a combater o estresse com 4 letras: Café.

Image by Peoplecreations – Freepik.com

Cada vez mais as pessoas sofrem com o estresse ao redor do mundo, seja no trabalho, no transporte, no trânsito, na vida pessoal ou em outras situações que podem desencadear um estado de nervoso e tensão fora do comum.

Que o café aumenta a produtividade, ajuda na concentração, ativa o senso de alerta e a criatividade, todos já sabemos. Que essa é a bebida matinal mais apreciada diariamente, também. Mas você já se perguntou se o café pode ajudar no combate ao estresse? Bom, estudos apontam que sim.

Em uma pesquisa, que contou com a contribuição de cientistas de Portugal, Estados Unidos e Brasil, foi possível obter um resultado satisfatório a respeito da utilização da bebida em casos de estresse.

O estudo foi realizado com ratos de laboratório, onde os mesmos foram submetidos à algumas situações estressantes, como inclinação da gaiola e banhos gelados. Durante três semanas parte dos animais tomou água com cafeína, enquanto o outro grupo consumiu apenas água, sem aditivos. Após este período, todos foram submetidos à testes, cujos resultados surpreendeu os pesquisadores.

O grupo que consumiu apenas água, obtiveram níveis alterados de estresse, que foram identificados tanto no cérebro, quanto no comportamento. Já os animais que consumiram água com cafeína não apresentaram alterações. Ainda que não tenham confirmado o motivo, os cientistas acreditam que a razão para os resultados está relacionada com um bloqueio de receptores que causam o estresse que, em humanos, são os responsáveis pela depressão e mau humor.

Em outro estudo, realizado na Alemanha liderado pela professora do Instituto de Farmácia da Universidade de Bonn, Drª. Christa E. Müller, pesquisadores descobriram que a maioria das pessoas toma mais café em períodos de estresse, como uma espécie de automedicação diante dos sintomas causados por este estado do organismo, como a ansiedade e a irritabilidade excessivas, que surgem quando o ser humano assume funções que o pressionam ou exigem atenção maior que o normal.

Os principais efeitos do estresse crônico, tanto nos seres humanos, como nos animais, fazem com que a pessoa fique deprimida, ansiosa, incapacitada de tomar decisões e sem conseguir pensar direito.

Designed by Freepik

Ainda sobre estudos realizados em camundongos, segundo a Drª Müller, os ratos voltaram a ser e agir de forma completamente normais, ou seja, sem os sintomas de estresse. Foi constatado ainda que a capacidade de suas mentes melhorou drasticamente e que ficaram menos ansiosos e deprimidos. A professora acredita que o mesmo processo pode acontecer com humanos, pois há evidências de que a cafeína atua como antidepressivo e aumenta a habilidade intelectual. (Relembre alguns fatores já apontados no texto “Cientistas comprovam: tomar café te faz mais feliz”

Ainda não é possível afirmar com 100% de certeza que a cafeína é o principal ingrediente no combate ao estresse, mas os cientistas têm feito grandes progressos na investigação do tema, através de estudos e experiências. A principal busca é pelo entendimento do que acontece no organismo para desencadear os sintomas que, com certeza, está altamente ligado a um processo que acontece no cérebro.

Ainda que não se possa bater o martelo e dizer com propriedade que o combate é certeiro, as pesquisas seguem e estão no caminho certo.

Para nós, meros apreciadores, poderíamos ter notícia melhor? Combater algo que assola a maioria da população com a bebida mais desejada ao redor do mundo. Poderia ser só um sonho, mas com o progresso dos cientistas, isso será uma breve realidade.

Designed by Freepik

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/ajude-a-combater-o-estresse-com-4-letras-cafe">
Pinterest
 
Tia do Café
Menu
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial