Dose diária de café e chocolate ajuda a melhorar a concentração

CapaHeader

Dose diária de café e chocolate ajuda a melhorar a concentração

Dose diária de café e chocolate ajuda a melhorar a concentração.

Bebidas como cappuccino e mochaccino estão mais que liberadas no dia a dia. O motivo? Bom, é o que diz um estudo realizado na Universidade de Clarkson, nos EUA, que trouxe como resultado uma combinação deliciosa. Quatro xícaras de café e 30g de cacau por dia é uma receita simples e eficaz para melhorar a concentração.

Uma equipe de pesquisadores examinou os efeitos causados pelo consumo das duas substâncias no organismo, sobretudo a respeito da atenção e motivação na hora de realizar tarefas cognitivas, ou seja, aquelas que exigem esforço extra do cérebro. Além disso, também foram avaliadas sensações e sentimentos como energia, fadiga e ansiedade.

O fato que mais chamou a atenção foi que a combinação de cafeína com cacau se encaixou perfeitamente. Isso se deve ao fato de, quando juntas, essas substâncias garantem o que cada uma tem de melhor. Um exemplo disso é o fato de a cafeína energizar a pessoa, enquanto o cacau entra para neutralizar o excesso disso, equilibrando a sensação ao nível ideal.

Segundo o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, professor da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, os efeitos químicos causados pelas duas substâncias no cérebro que provocam esses benefícios. Ainda de acordo com o médico, a cafeína é famosa pelos impactos enérgicos que provoca no ser humano, pois atinge diretamente o córtex cerebral e assim atua na redução da fadiga, melhora a capacidade de raciocínio e ajuda o indivíduo a se concentrar.

Sobre o cacau, Soares explica que ele possui uma substância que estimula a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, o principal ingrediente do chocolate é rico em complexo B, que acelera as transmissões do sistema nervoso e melhora a concentração e atenção.

Mas como sempre falamos, cuidado com os excessos. A moderação é a chave para absorver o que há de vantajoso nessas substâncias. O abuso da cafeína pode provocar efeitos nocivos como, taquicardia, insônia e palpitações. Já o excesso de chocolate, além de ganho de peso e impactos causados por isso, problemas como desenvolvimento ou elevação da diabetes, por exemplo, podem surgir.

O experimento durou aproximadamente um ano, os participantes tiveram que ingerir uma forma líquida do cacau puro, cacau com cafeína, cafeína sem cacau e um placebo sem nenhuma das duas substâncias. Logo após, foram realizados testes para avaliar as ações cognitivas e o humor dos estudados.

Durante o estudo, os participantes precisaram “trabalhar” para ganhar as bebidas, que consistia na observação de letras que eram passadas em uma tela onde deveriam apontar quando um “X” surgia depois de um “A”. Além disso, era necessário que apontassem quando números estranhos apareciam durante a sequência. Ao fim, precisaram fazer contas de subtração.

Segundo avaliação do idealizador da pesquisa, professor Ali Boolani, o resultado favorece, principalmente, pessoas que exercem atividades que exigem atenção e foco, como estudantes, por exemplo.

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/dose-diaria-cafe-chocolate-ajuda-melhorar-concentracao">
Pinterest
 
ASSINE NOSSA NEWSLETTER



LEIA TAMBÉM:
ANÚNCIOS:
Outono 2018BariMiniXSLioness