Já imaginou um combustível feito de café?

12 de janeiro de 2018 Curiosidades 0 Comments
CapaHeader

Já imaginou um combustível feito de café?

Já imaginou um combustível feito de café? Sim, já é realidade!

Em parceria com a Shell, uma startup promete revolucionar o mercado de combustíveis com um componente natural, barato e muito utilizado ao redor do mundo.

Há anos o cafezinho faz parte da rotina de milhões de pessoas e uma novidade incrível – e até inusitada – surgiu nos últimos tempos. A cidade de Londres, sozinha, produz cerca de 200 mil toneladas de resíduos advindos do café, a famosa borra. Agora, imagine o resto do mundo, incluindo o Brasil, um dos maiores apreciadores da bebida.

Mas e se fosse possível fazer algo com todo esse resíduo? Bom, enquanto algumas pessoas entendem como desperdício e acumulo de lixo, Arthur Kay, da startup bio-bean, em parceria com a Shell, viu um imenso potencial.

Ainda enquanto estudava, Kay estava disposto a enxergar a cultura do café com outros olhos, já visando a coleta da borra de café. Ele notou que, por terem muitas calorias, esses resíduos tinham um grande poder energético e poderiam desempenhar um papel interessante como combustível, o que tornaria o resíduo muito valioso. E está tornando. O resultado é a criação do combustível B20, derivado do café em escala tão grande que é suficiente para ajudar a abastecer ônibus em Londres, onde há uma imensa e movimentada frota.

E como a bio-bean transforma café em biocombustível? A fábrica pode reciclar 50 mil toneladas de resíduos por ano e os usa para extrair o óleo do café que, combinado com outras gorduras e óleos, criam o biocomponente de 20%. Esse material é misturado com diesel mineral que, por fim, cria o biocombustível B20. Esse biocombustível é colocado diretamente nos ônibus selecionados em Londres, oferecendo uma solução inteligente e menos agressiva ao meio ambiente.

Claramente há um potencial enorme para o futuro e, como composto puro, 6 mil litros de óleo de café seriam suficientes para abastecer um ônibus durante um ano. Além disso, Londres produz resíduos suficientes para criar o B20 puro, que ajudaria a abastecer cerca de um terço da frota de ônibus da grande cidade.

O Brasil está na lista de Arthur Kay como uma grande oportunidade para esse negócio e, embora pretenda ficar mais um tempo apenas no Reino Unido, garantiu que nosso país está nos planos, uma vez que consumimos aproximadamente 140 bilhões de xícaras de café por ano. É café que não acaba mais.

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/ja-imaginou-um-combustivel-feito-de-cafe">
Pinterest
 
ASSINE NOSSA NEWSLETTER



LEIA TAMBÉM:
ANÚNCIOS:
Outono 2018BariMiniXSLioness