Museu do Café: um passeio pela história com aroma de ‘casa de vó’

Você sabia que o café, principal fonte de riqueza para a economia do Brasil no período do seu surgimento, já contou com a chamada Bolsa Oficial do Café? Isso mesmo, uma espécie de Bolsa de Valores onde era operada a ascensão e queda exclusiva do grão mais apreciado no mundo inteiro.

Abriu suas operações em 1917, como uma pequena repartição na esquina das ruas XV de novembro e Rua do Comércio, na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.

Com o aumento do volume das negociações, em 1922 mudou-se para o palácio construído exclusivamente para abrigar a Bolsa.

Imponente desde sua construção, cheio de vitrais, mármores e com direito a cúpulas de cobre, refletia a riqueza e todo o alto padrão da elite cafeeira paulista.

Encerrou boa parte das suas atividades na década de 1960 e fechou de vez as portas em abril de 1986, dando fim a quase 70 anos de operação da Bolsa Oficial do Café.

Após isso, o prédio ficou sem nenhum tipo de manutenção para manter a preservação, passando por um processo de degradação natural o que ocasionou, inclusive, ameaça de queda da sua torre em 1996. Depois de analisar a situação, uma comissão de profissionais constatou que a intervenção para restauração deveria ir ainda mais além do que somente na torre, sendo necessária uma reforma mais ampla.

Em 1997 começou o processo de restauração do prédio com o projeto escolhido da Oficina R, do arquiteto Samuel Kruschin, responsável também pelas restaurações do Cine Marabá, o palacete Conde de Sarzedas e o Palácio da Justiça, todos no centro de São Paulo.

No ano seguinte, no dia 12 de março de 1998 é criada a Associação dos Amigos do Museu do Café Brasileiro, mas inicialmente, o museu passou a receber visitas somente na área conhecida como “Salão do Pregão”, com exposições temporárias e pequenos eventos. Já em 1999 foi criado o CPC – Centro de Preparação do Café que teve importância significativa na formação de baristas e no reconhecimento dessa profissão.

E finalmente, foi em 2000 que, para viabilidade econômica do museu e divulgação do café brasileiro, foi inaugurada a Cafeteria do Museu, oferecendo café de diferentes regiões do país e sofisticados drinques criados a partir da iguaria.

Mas foi o ano de 2005 que realmente ficou marcado para o Museu, quando o mesmo inaugurou a exposição de longa duração “A trajetória do Café no Brasil”, com acervo próprio do museu e ocupando parte do térreo e primeiro andar do prédio.

E mesmo depois de quase ser destruída pelo tempo, veio a ser a primeira edificação do estilo eclético a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2009.

Hoje, após muito trabalho, o Museu do Café possui um bom número de colaboradores em sua equipe técnica e em suas atividades, consolidando-o como referência entre museus de todo o país.

A cafeteria foi eleita pela Revista Veja, por sete vezes consecutivas, como a melhor cafeteria do litoral sul paulista, ou seja, vale muito a pena a visita para conhecer a história de maneira didática e dinâmica, tanto do prédio do museu quanto do café em si. Depois é só dar uma passadinha para apreciar um dos melhores cafés, feito com muito carinho e dedicação por quem é realmente apaixonado pelo que faz. Ah, se você quiser se tornar um expert na bebida, o museu oferece um curso de barista mensalmente, com turmas de até 10 pessoas.

Vale muito a pena levar a família para um passeio no Museu do Café em algum fim de semana e você ainda pode aproveitar para pisar na areia, ver o mar, dar um mergulho e curtir tudo o que só o litoral pode proporcionar para pessoas que não residem nele.

Anota aí o endereço e bom passeio.

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico
CEP: 11010-151 – Santos – SP
Fone: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br

 

PS: Quer curtir mesmo estando longe? Siga o museu do café no instagram (@museudocafe).

GOSTOU DA MATÉRIA? CURTA E COMPARTILHE:
Twitter
LinkedIn
Facebook
Google+
http://bari.amaquinadecafe.com.br/museu-do-cafe-um-passeio-pela-historia-com-aroma-de-casa-de-vo">
Pinterest
 
Tia do Café
Menu
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial